Pesquisar este blog

Oncologia Veterinária

O QUE É CÂNCER?

O câncer ocorre quando uma célula normal do organismo apresenta crescimento descontrolado ou excessivo, e pode ocorrer em qualquer local do corpo e migrar para um a outra região, através do sangue. Existem mais de 100 diferentes tipos de câncer que podem acometer os cães e gatos.
O câncer acomete com maior freqüência animais idosos, e é uma das causas mais comum de óbito em cães com mais de 10 anos de idade.
O sinal mais comum que os proprietários podem perceber nos animais é o aparecimento de massa nos tecidos ou aumento dos linfonodos. Algumas vezes, os animais apresentam perda de apetite e apatia. Quando o aumento de massas ou tecidos ocorre internamente, fica difícil para o proprietário perceber essa alteração, porém o proprietário deve ficar atento a outras alterações como, por exemplo: cansaço fácil, dificuldade respiratória e dor. Outros sintomas podem ser percebidos quando o tumor migra e se instala em outras regiões, como na medula óssea, responsável por produzir as células sanguíneas, e as conseqüências dessa invasão podem ser sangramento e infecções.
Os animais que apresentam tumor podem desenvolver uma alteração sistêmica chamada de Síndrome Paraneoplásica. Essa síndrome é causada pela produção de substâncias pelas células do tumor que irão interferir com o metabolismo orgânico, provocando emagrecimento progressivo, anemia, alteração no nível de cálcio sanguíneo entre outras.



Qual a causa de câncer em cães e gatos?
O câncer é causado por vários fatores, como por exemplo, componentes genéticos, exposição à carcinógenos (sol, produtos químicos), envolvimento com vírus e outros fatores desconhecidos. As causas de câncer nos animais são as mesmas dos humanos.


Tipos de Câncer

Sarcomas: são tumores originados de tecido que faz a conexão, suporte ou envolve outros tecidos e órgãos tais como músculo, osso, gordura e tecido fibroso.
Carcinomas: tumores originados de tecido que recobrem a superfície do corpo e a cavidade de órgãos

Linfoma: tumores originados de células chamadas de linfócitos que compões o sistema imunológico.

Leucemias: tumor que ocorre nas células do sangue e da medula óssea.

Câncer de pele: tumores originados das células da pele, sendo o mais comum o mastocitoma.

Tumores cerebrais: tumores originados das células do cérebro.


Termos usado na medicina do câncer


- tumor: aumento de volume, não significa ou representa o câncer;

- tumor benigno: esses tumores não espalham ou invadem outros órgão e tecidos. Porém, esses tumores podem comprimir os tecidos causam sérios problemas. A cirurgia nesses casos é curativa.

- tumores malignos: geralmente tem crescimento rápido e irregular, esses tumores podem invadir outros tecidos adjacentes e se espalhar para outros órgãos, especialmente para os pulmões e fígado. Novos tumores podem crescer em outras partes do corpo.

- metástase: é o processo pelo qual os tumores espalham para outras regiões, os tumores que se espalham, são chamados de metastáticos;

- oncologia: trata-se do estudo dos tumores, incluindo o comportamento biológico e o tratamento;

- remissão: indica uma diminuição do tamanho do tumor, a remissão pode ser total ou parcial.



Sintomas mais comuns nos animais com câncer


Aumento de volume que persiste ou continua crescendo;

Feridas que não cicatrizam

Perda de peso

Perda de apetite

Sangramento em qualquer parte do corpo

Odor desagradável

Dificuldade de engolir ou comer

Intolerância ao exercício

Claudicação persistente

Dificuldade de respirar, urinar ou defecar



FONTE: American Veterinary Medical Association